Quietude + Confiança

“…na quietude e na confiança está a sua força…” (Isaías 30:15)

naquietude.jpg

Quando eu era criança, eu costumava  ir à escolar com um transporte escolar. Eu lembro de que se eles estivessem atrasados alguns minutos, meu coração começava a bater mais rápido e quando eles chegavam eu fazia questão de dizer a eles que estavam atrasados , e lógico que eu chegaria atrasada na escola por causa deles. Um doce! Eu até tinha um relógio, que usava para verificar se eles estavam no horário. Se eles se estivessem atrasados uma vez, eu nunca mais confiaria neles. O engraçado é que nunca cheguei atrasada à escola. E hoje eu sei que eu me preocupei por nada.

Confiar nunca foi algo fácil para mim. Não foi algo que eu recebi quando nasci. As pessoas às vezes falam sobre isso como se fosse um traço positivo, mas eu sei que não é. E é algo que tenho lutado toda a minha vida contra; talvez seja minha personalidade, não sei. Mas quando se trata de meu relacionamento com Deus, a confiança é essencial e, sem ela, eu sei que o relacionamento com Ele se torna difícil. Sei que muitas vezes as coisas boas não vêm com facilidade para nós e, se é algo que vale a pena, eu preciso aprender a desenvolvê-la.

Um tempo atrás, Deus falou comigo sobre uma passagem específica na Bíblia - Isaías 30:15. “Na quietude e na confiança estará a tua força”. Eu lembro que quando li aquela passagem, que nunca tinha notado antes, meu coração deu um pequeno salto, aquele salto que conhecemos - isso é para mim. A questão é que esta passagem continua a dizer: "mas você não tem nada disso" - Deus e suas formas 'sutis' de nos despertar. Mas, para ser justa, eu sabia que era verdade. Normalmente, pareço muito calma por fora, mas por dentro tenho uma tempestade forte dentro de mim. A medida que fui ficando mais velha isso evoluiu para ansiedade, e se você nunca lutou contra isso, por favor, comemore!

Para pessoas como eu, temos um diálogo constante em nossas mentes. É como um ruído que não para e fica nos lembrando do futuro desconhecido e nos dizendo que temos que manter o controle sobre ele.

A história de Isaías 30 é uma história que nos ensina que Deus é quem está no controle das coisas, mesmo quando elas parecem fora de controle. Mas seus caminhos não são os nossos, e a confiança deve fazer parte desse processo.

Senaqueribe, o rei assírio, queria invadir a terra de Judá. Quando os israelitas ficaram sabendo disso, eles permitiram que o medo assumisse o controle e quiseram fazer, então, uma aliança com o rei do Egito para obter ajuda. Essa aliança não honraria o nome de Deus, e a razão por trás disso era a falta de confiança no que Deus poderia fazer. Portanto, Deus enviou o profeta Isaías para alertar Seu povo sobre o problema que eles criariam ao fazer tal coisa. Isaías então disse a eles que ficassem quietos. É aí que viriam a salvação e força deles. Provavelmente não era algo esperado pelo povo, a guerra parecia uma escolha mais óbvia. Mas raramente, Deus escolhe o óbvio.



Nós não somos muito diferentes deles. Ao enfrentarmos desafios, preferimos confiar em algo tangível e visível do que confiar totalmente em Deus abraçando a quietude. Não queremos ficar parados. Queremos fazer o que pudermos, usando nossos métodos e nosso conhecimento para mudar a situação. Preferimos contar com uma boa rede de pessoas que pode nos levar aonde queremos estar do que deixar Deus fazer as coisas do Seu jeito e no Seu tempo. Ficamos de olho no relógio, lembrando a Deus que Ele está atrasado, e dando prazos a Ele, e assim paramos de confiar Nele e passamos a fazer as coisas da forma que achamos melhor - o que nunca é.

Mas Ele é gracioso e quer que aprendamos a confiar. Ele faz isso falando em nossos corações.

O problema é que quero que Deus grite em meus ouvidos me dizendo o que fazer, enquanto eu deixo as vozes em minha cabeça falando por cima da Sua voz. Mas percebi que Deus não grita, Ele quer sim que minha confiança se desenvolva em quietude. A voz do Senhor - nem sempre aparece em ‘voz alta’, mas na verdade, ela tende a vir mais como um sussurro suave dizendo: 'Aquiete-se. Fique calma' (Marcos 4:39).

Vivemos em um mundo que nos diz para fazermos barulho. Um mundo que nos diz para nos colocarmos em evidência, para nos autopromovermos, para competir, para estarmos ocupados o tempo todo, para fazermos nosso próprio futuro. Um mundo que atribui valor à nossa visibilidade. E trocamos nossa paz e confiança em Deus pela validação e aceitação humana, que geralmente é baseada em performance. Mas e se escolhermos acalmar nossas almas e simplesmente confiar? E se soubermos que quando nossa vida está nas mãos de Deus, cada passo que damos com Ele, é uma chegada. Não estamos ficando para trás, não estamos atrasados e nem perdendo?

E se buscarmos viver mais a nossa vida como diz no Salmo 62:

“Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.
Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.
Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus.
Confia nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio.”

Nossa força começa quando genuinamente aprendemos a aquietar nossa alma diante de Deus. Quando procuramos encontrar paz em Sua presença. Quando desligamos os ruídos ao nosso redor e optamos por meditar em Sua palavra. Quando orar não é uma tarefa, mas uma conversa com Aquele que conhece nossos corações. Antes de qualquer outra pessoa, Ele é meu conselheiro. Nossa força é encontrada em nossa devoção a Ele no lugar secreto. As circunstâncias podem não mudar imediatamente, mas também não mudarão em desespero, estamos simplesmente desperdiçando nossas forças em esforços que podem falhar. Em desespero nossa tendência é afundar como Pedro enquanto andava sobre as águas. Mas isso não acontecerá se Deus for nossa rocha e fortaleza, se os nossos olhos permanecerem firmes olhando para Ele.

Uma coisa que aprendi é que não consiguiremos viver em quietude se não aprendermos a confiar Nele e em Seu amor. E essa confiança só pode se desenvolver quando buscamos conhecer o Seu coração.


Para Você:

Esta semana, quero te encorajar a encontrar um lugar e um tempo para ficar quieto diante de Deus. Desligue o seu celular, música ou qualquer coisa que você possa usar para evitar o silêncio. Comece o primeiro dia com apenas 10 minutos e, todos os dias, acrescente 10 minutos. Com a Bíblia em suas mãos, leia Salmos 62 e medite em Sua palavra. Deixe Deus falar ao seu coração.


Previous
Previous

Em 2021…

Next
Next

Força + Coragem