Em 2021…

“[Aquele que a] sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” - Salmos 1:2-3

em2021.jpg

É 2021 e  amo ter uma passagem bíblica que sinto que usarei como guia sempre que precisar ser lembrada da vontade de Deus para minha vida. Este ano, senti que o Salmos 1:2-3 era o escolhido. Eu li essa passagem muitas vezes, mas sinto que ela ganhou um significado mais profundo por algum motivo enquanto eu estava relendo no dia 1º de Janeiro.

Eu amo que o foco principal desse versículo seja a Palavra de Deus, especialmente porque, recentemente, tenho notado uma tendência de pessoas tentando desacreditar a Bíblia. As pessoas têm tentado negar a autoridade da mesma, incluindo pessoas que dizem ser cristãs. Tenho lido coisas muito estranhas online e sinto que, como cristãos, estamos ficando confusos. Acabamos sendo arrastados por multidões e por suas opiniões, alguns que se dizem teólogos - mas me deixe lembrar que, só porque alguém estudou Teologia, não significa que seja bom nisso. Da mesma forma que temos maus médicos, advogados, engenheiros, também temos maus teólogos (2 Tim. 4:3).

Mas eu acredito que estamos ficando confusos não só porque existem tantas vozes falando, mas porque não buscamos conhecer a Palavra de Deus profundamente para discernirmos o que é do coração de Deus, ou não. Muitas vezes só a lemos quando precisamos de uma palavra de encorajamento para um problema que estamos passando.

O fato é que a Bíblia não é um livro para ler e meditar por meio de nosso conhecimento humano ou apenas se você tiver um diploma de Teologia. É para todos nós que seguimos Jesus e precisa ser lida através das lentes e da ajuda do Espírito Santo. E sim, eu acredito que é a Bíblia é a Palavra de Deus! Que tesouro temos em nossas mãos.

O foco principal do Salmos 1:2-3 (meu versículo para 2021) é a Palavra de Deus.  E fala em encontrar prazer nela e aplicá-la em nossas vidas e a consequência positiva de tal ato. Mas o que significa se deleitar nela? É encontrar nela a minha alegria e satisfação. Não é um fardo ou uma tarefa, mas, na verdade, o lugar onde me sinto viva. É valorizá-la. À medida que encontro meu prazer em conhecê-la, vou querer vivê-la, e é isso que meditar significa aqui. Não se trata de seguir regras, mas de compreender os princípios que contêm na Palavra e de procurar aplicá-los 'dia e noite' nas minhas escolhas e à medida que vou vivendo essa vida tão complexa.

A Palavra de Deus é para ser aplicável e não apenas para acumular conhecimento.


EM2021.png

Mas qual é o resultado de uma vida que não apenas encontra prazer, mas também busca viver a Palavra de Deus em sua vida diária?

“Essa pessoa é como uma árvore” - os hebreus usavam a imagem de uma árvore para representar uma ação, algo que precisa de suporte para crescer. E para crescer como uma árvore saudável, as raízes precisam estar estabelecidas em algum lugar. Elas precisam ser plantadas à beira de águas correntes - a fonte da vida (Deus).A pessoa que encontra alegria, não apenas na leitura, mas também na aplicação do que Deus diz em Sua Palavra, será bem estabelecida e crescerá saudavelmente.

Tudo que cresce de maneira saudável dá frutos e, como uma árvore, há uma ordem (estação) para isso. Primeiro, crescemos em obediência e aplicação da Palavra e, então, produzimos frutos saudáveis. Quando tentamos pular etapas, as frutas podem parecer boas vistas de fora, mas não têm o mesmo sabor. Uma árvore saudável cujas folhas não murcham não tem apenas uma aparência saudável; o que você vê do lado de fora é igual ao que está dentro e, apesar das condições externas, permanece firme dentro e fora da estação. O problema, especialmente em nossa geração, é que esperamos uma mudança do dia para a noite. Mas o crescimento não acontece assim. É um processo de longo prazo que deve ser estabelecido em um relacionamento com Deus por meio de sua Palavra. É uma vida toda O conhecendo.

E por meio desse relacionamento, a obediência fluirá e tudo o que fizermos "prosperará / avançará". Prosperidade não significa falta de problemas. Significa que sempre haverá crescimento, mesmo no meio da tempestade. Uma árvore saudável permanece firme porque suas raízes estão profundamente estabelecidas.

O foco desse Salmo é o contraste entre uma vida vivida para glorificar a Deus e uma vida que não glorifica. É um Salmo de sabedoria. É sobre fazer escolhas diárias que moldam sua vida e futuro, e isso inclui aqueles que estamos escutando e também quem estamos permitindo que falem em nossas vidas.

Sim, a graça de Deus é real e continuam movendo-se em nossas vidas, nos livrando da culpa dos nossos erros - mas para toda ação, há uma consequência. E no final do dia, a vida ainda é sobre as escolhas que fazemos e como nosso destino pode ser definido pela maneira como buscamos viver hoje.

Portanto, em 2021, se você deseja ser estabelecido em qualquer coisa, seja estabelecido na Palavra de Deus.

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho." - Salmos 119:105 (NVI)


Para Você:

Essa semana quero te encorajar a começar um plano de leitura da Palavra. A Bíblia 365 é uma excelente forma de te ajudar a ler a Bíblia em um ano, mas eu acho que mais do que tentar lê-la com pressa, é melhor estabelecer uma rotina todos os dias, no mesmo horário e em um determinado lugar da sua casa. Em semanas que você sabe que não poderá ler no horário determinado, escolha um horário diferente. Escolha um livro da Bíblia, eu recomendo começar com Salmos ou algum livro do Novo Testamento, e todos os dias leia um capítulo, mas não esqueça de meditar e encontrar formas de aplicar o que você leu.


Previous
Previous

Quando a vida parece pesada.

Next
Next

Quietude + Confiança