Uma Fé Paciente

“As revelações de Deus raramente vem de forma rápida. Ele ama dizer “espere”. Tem algo que cresce dentro dos nossos corações quando esperamos. O amadurecimento que acontece, a raíz que se firma mais profundamente —processos que estabelecem a nossa fé.”

UMAFEPACIENTE2.png

Se você como eu gosta de utilizar o WhatsApp, essa semana você deve ter notado que o Whatsapp atualizou a função de áudio e agora você pode ouvir as mensagens de áudio de forma mais rápida. Inicialmente, eu achei maravilhosa, até porque minha mãe ama mandar mensagens longas. E apesar de até ser engraçado ouvir as pessoas de forma tão rápida, uma coisa me incomodou. A necessidade que a nossa geração tem de apressar o processo. O imediatismo que nos tira uma das formas mais comuns de comunicação: o ouvir.

Ouvir é parte essencial na nossa comunicação com Deus. Não, eu nunca ouvi a voz audível de Deus, mas hoje eu sei que para ouvi-Lo, eu preciso sentar, pegar a minha Bíblia e passar tempo com Ele. Não posso acelerar, não existe um botão x2. O problema é que estamos sendo condicionados, e disciplinados à acelerar todo e qualquer processo. Mas o nosso relacionamento com Deus e com nossos irmãos não podem ser acelerados.

A Bíblia é cheia de passagens que falam de “paciência”, o que inclusive é um dos frutos do Espirito Santo (Gálatas 5:22). Assim como músculos, os frutos se tornam mais e mais presentes a medida que os utilizamos. Não existe atalho para os alcançá-los. É um exercício diário de acordar e os exercitá-los até que o nosso espírito esteja disciplinado. É um exercício que praticamos ao longo da nossa vida e que nunca acaba.

Uma fé paciente é aquela que sabe que por mais que a nossa salvação venha imediatamente quando cremos em Cristo, o processo de discipulado é longo. Ele nunca termina enquanto tenhamos fôlego. Discipulado demanda disciplina e perseverança. As revelações de Deus raramente vêm de forma rápida. Ele ama dizer “espere”. Tem algo que cresce dentro dos nossos corações quando esperamos. O amadurecimento que acontece, a raíz que se firma mais profundamente no solo—processos que estabelecem a nossa fé.
A nossa cultura do “aqui e agora” está aos poucos criando raízes dentro de nós, de forma que pregações precisam ser curtas, relacionamentos precisam ser construídos imediatamente, o tempo com Deus não é cultivado sem pressa ou sem distrações. A espera é geralmente associada à incerteza e não ao crescimento e aprofundamento.

Acho que cabe a nós nadarmos na contra-mão do que é nos ensinado. Transformar e renovar a nossa mente (Romanos 12:2) em um lugar de paciência e espera. Desacelerarmos quando somos ensinados a correr. Sentar, esperar e ouvir. O processo sempre acima da velocidade. 

Jesus disse aos discípulos em Atos 1:4:  "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual falei a vocês.” Nessa espera algo precioso seria revelado. Aqueles que não esperaram com paciência perderam a visitação poderosa do Espírito Santo.

Nós nunca saberemos o que nos aguarda quando esperamos com paciência Nele. Talvez, hoje, tente deixar o x1 ligado e escute a voz Dele.

Next
Next

Bondade + Perdão